Rio Verde - Goiás

Localização

Rio Verde é um município brasileiro do estado de Goiás, segundo o censo 2010 do IBGE a sua população é de 176.502 habitantes e está localizado a 238 km de Goiânia.

Sobre a Cidade

A ocupação do sudoeste goiano se deu no início do Século XIX com a isenção de pagamento de impostos por 10 anos pela Lei nº11 para criadores de gado bovino e equino na região sul de Goiás. Por volta do ano de 1840, chegou à região de Rio Verde José Rodrigues de Mendonça, sua esposa, Florentina Cláudia de São Bernardo e filhos.

Em 25 de agosto de 1846, José Rodrigues e sua mulher doaram sete sesmarias de suas terras para o patrimônio da igreja e construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores. A partir daí, surgiu o Arraial de Nossa Senhora das Dores do Rio Verde.

Em agosto de 1848, através da Lei Provincial, a Vila foi elevada à categoria de Distrito de Rio Verde.

O grande marco de arrancada para o desenvolvimento aconteceu em 1970. Com a abertura dos cerrados, a agricultura começou a florescer e atraiu agricultores de São Paulo e da região Sul. Eles trouxeram maquinários, tecnologias, recursos e experiências que transformaram o município no maior produtor de grãos de Goiás e um dos destaques do país.

E hoje, aos 157 anos de existência, Rio Verde registrou em sua história gloriosas páginas de luta, de trabalho e de talento para vencer. Se seu passado foi grandioso, o futuro se apresenta confirmando a vocação da cidade em crescer em todos os sentidos.

Cada vez mais o Município é atrativo para novas empresas e grandes indústrias, sem abandonar a atividade que deu início à sua história de sucesso: a agropecuária, cada vez mais moderna.

A população de Rio Verde é formada por pessoas de várias procedências. Às famílias pioneiras se juntaram as migrantes de diversas regiões do Brasil e imigrantes de vários países.

Município do Sudoeste goiano, Rio Verde é um dos principais centros comerciais da região, mantendo relações com os Estados de Minas Gerais e São Paulo.

Destaca-se na produção agropecuária. Atualmente está investindo no turismo rural e seu Padroeiro é São Sebastião.

Eventos Importantes

  • Rodeio em Touros do Brasil

Um grande evento que movimenta Rio Verde é o Rodeio em Touros. O evento acontece todo mês de julho dentro da Exposição Agropecuária. Rio Verde é tetracampeão do troféu Arena de Ouro, como o Melhor Rodeio em Touro do País.

O rodeio tem cobertura da rede Globo de Televisão, com matérias veiculadas em seus principais programas esportivos - Globo Esporte e Esporte Espetacular, além da programação estadual Tribo do esporte, Globo Esporte e programas jornalísticos da TV Anhanguera e TV Riviera.

Turismo

Turismo de Lazer – Parque Temático em Ambiente Natural

  • Thermas Park

O Thermas Park é um atrativo anexo ao empreendimento hoteleiro Silvestre Park Hotel. A estrutura do local é ampla contando com um parque aquático de 9 piscinas, lagos para passeios de barquinhos ,restaurantes ,salão de eventos, área de cerrado preservada com concentração de animais, quadras de campos esportivos, pontes suspensas, criação de peixes para prática de pesque e solta, além de uma trilha peculiar.

  • Cachoeira Cabeleira
  • Cachoeira Água Limpa

Turismo Histórico Cultural

  • Praça Joaquim Da Silveira Leão – local onde está a Matriz Nossa Senhora das Dores
  • Praça Dos Coqueiros - Nessa praça acontecem vários eventos culturais das escolas, teatros, oficinas, feiras. Pontualmente as 18hr, as araras fazem cantoria.
  • Igreja São Sebastião
  • Praça Rodrigues De Mendonça – Monumento Da FEB
  • Casa Da Dona Ambrósia - Erguida também no século XVIII, onde a sociedade da época se reunia e era lá que as festas aconteciam.
  • Barriguda- Árvore Símbolo de Rio Verde.


Monumentos Dos Desbravadores De Rio Verde.

  • Parque De Exposição Agropecuária Garibalde da Silveira Leão - onde acontece o maior rodeio de touro do brasil.
  • Avenida Presidente Vargas - artéria econômica da cidade onde se encontra tudo.
  • Cristo Redentor - é uma tradição de várias cidades construir um cristo abençoando a cidade e todos seus visitantes, construído na parte mais alta da cidade.

Onde hospedar?

Como chegar?

  • Expresso São Luiz Ltda.

Galeria de Imagens

Fonte

http://www.rioverdegoias.com.br/i.php?si=aci&id=13

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Verde#Hist.C3.B3ria

http://www.ferias.tur.br/informacoes/2298/rio-verde-go.html

LiveZilla Live Help