Itumbiara - Goiás

Localização

Itumbiara é um município brasileiro localizado no interior do estado de Goiás, possui uma população de 94.613 habitantes segundo a estimativa de 2012 do IBGE e está localizado a 204 km de Goiânia.

Vai para Itumbiara - Goiás?

passagem de ônibus para Itumbiara - Goiás

Sobre a cidade

Por volta de 1824, a iniciativa do general Cunha Matos fez construir uma estrada, ligando a localidade goiana denominada Anhangüera à cidade mineira de Uberaba. Os pontos iniciais e terminais da referida estrada forçaram a sua passagem no Rio Paranaíba, divisa dos Estados de Goiás e Minas Gerais.

O local começou a ser povoado com a vinda de várias famílias com o objetivo de explorar, através da agricultura e pecuária, as terras férteis do Vale do Paranaíba. Essas famílias ergueram uma capela denominada "Santa Rita", que mais tarde viria a ser a padroeira da cidade.

Em 02 de agosto de 1824 foi criado o Distrito e freguesia de Santa Rita do Paranaíba, por resolução Provincial de nº 18, elevado a Paróquia pelo Bispo de Goiás, Dom Prudêncio. A área a ser instalado o futuro município, foi doada pelas famílias de José Domingos da Costa, José Bernardo da Costa e Antônio Francisco Gardiano.

Itumbiara foi palco de duas revoluções na década de 1930, o primeiro grande confronto foi um dos episódios da Revolução de 30, ocorrido entre as forças militares leais ao Presidente Washington Luís e os simpatizantes das ideias reformistas do futuro Presidente Getúlio Vargas. O segundo confronto violento que também se deu na cidade, foi entre o Exército com as forças rebeldes do Estado de São Paulo, durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

O Movimento Revolucionário era formado principalmente por advogados, professores, comerciantes e universitários, que tinham como objetivo principal a convocação imediata de eleições gerais para Presidente da República do Brasil, Deputados e Senadores e a consequente elaboração de uma nova Constituição para o Brasil.

Apesar da abundância de água cercando a cidade, a energia elétrica só foi implantada em 1933. Assim através de um concurso em 1943, a cidade passou a denominar-se Itumbiara, que em tupi-guarani significa Caminho da Cachoeira.

Atualmente a boa localização geográfica e estratégica de Itumbiara fez da cidade uma das mais desenvolvidas da Região Centro-Oeste do país. O município cresceu gradativamente e tornou-se o principal exportador do estado de Goiás, superando até mesmo a capital, Goiânia e cidades importantes, como Anápolis.

O município também é um dos mais competitivos municípios goianos, por possuir um fácil acesso ao Sul e Sudeste do país, o escoamento da produção é facilitado. Isso é o principal fator de contribuição para a produção, expansão e instalação de novas agroindústrias, o que favorece o crescimento e desenvolvimento da economia local. Itumbiara é o maior exportador goiano.

Eventos Importantes

Itumbiara realiza diversos eventos todos os anos. Alguns já são bem conhecidos pela população local. Há grandes eventos religiosos e culturais sediados e realizados na cidade. Entre os de destaque, estão à festa de São Sebastião, festa de Santa Rita de Cássia, quermesse de Cristo Rei e a procissão fluvial de Nossa Senhora das Graças.

A exposição agropecuária da cidade, também é uma das comemorações culturais do município. Outro grande evento realizado é o Arraia de Itumbiara, no qual entidades filantrópicas montam suas barracas com comidas típicas e os saldos são revertidos em benefícios aos seus usuários.

Turismo

  • Ecoturismo

O grande responsável pelo turismo de Itumbiara, um dos caminhos para o desenvolvimento da cidade, isso se caracteriza pelas vantagens competitivas da localidade, com um destaque maior para o grande Lago da Represa do Rio Paranaíba.

  • Cachoeira do Salitre
  • Rio Paranaíba
  • A Praça Matriz
  • Ponte Cyro Gomes
  • Ponte Afonso Pena
  • Estádio Municipal Juscelino Kubitschek
  • Kartódromo Internacional Dr. Henrique Santillo

Onde hospedar?

Como chegar?

  • Viação Estrela Ltda.

Galeria de Imagens

Fonte

http://www.itumbiara.go.gov.br/v3/site/index.php?p=materias

http://www.ferias.tur.br/informacoes/2204/itumbiara-go.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Itumbiara

 

LiveZilla Live Help