Home > Informações > Transporte de Animais

Mais Informações Mais Informações

Transporte de Animais

Fique atento! O transporte de animais em serviços rodoviários é uma situação muito especial e todos devemos observar alguns detalhes. Por isso, observe algumas orientações:

Cães e gatos:
  • Deverão estar acompanhados de “Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos”, emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de origem do animal;
  • Se tiver com idade superior a 90 dias, deverão estar acompanhados de comprovante de vacinação anti-rábica, com data superior a 30 dias antecedentes ao embarque e inferior a um ano (conforme determinação da ANVISA).
Demais animais (domésticos):
  • Deverão estar acompanhados da GTA (Guia de Trânsito Animal), fornecida pelo Ministério da Agricultura e seus postos autorizados, e atestado de saúde e vacina em dia, fornecido pelo veterinário responsável.
  • No caso de embarque do animal envolva traslados internacionais, este deverá estar acompanhado do Certificado Zoo-Sanitário Internacional (CZI), válido por oito dias.
Animais silvestres:

Além da GTA (Guia de Trânsito Animal) e do atestado de saúde e vacina em dia, deverão estar acompanhados de autorização de transporte emitida pelo emitida pelo IBAMA.

Notas:

  1. Todo animal deverá estar acondicionado, durante toda a viagem, em gaiola ou maleta adequada e especialmente fabricada para transporte de animais;
  2. O animal não pode ser transportado de maneira que, eventualmente, cause desconforto ou transtorno aos outros usuários;
  3. Caso o animal ocupe poltrona, adquira assento para a viagem.