São Luis-
a partir de R$ 258,73*

Compre on-line
Home > Destinos > São Luis

Conheça São Luis Conheça São Luis - MA

Rápido Marajó
Ver Telefone
(62) 3229-1797"
Compre on-line
Expresso Satélite Norte Ltda.
Ver Telefone
(62) 3225-1919 / (62) 3229-4103"
Expresso Guanabara S/A.
Ver Telefone
0800-728-1992"
Planalto Transporte
Ver Telefone
(62) 3942-0700"
Compre on-line

Localização

São Luís é a capital do estado do Maranhão, fundada no dia 8 de setembro de 1612. Localiza-se na ilha Upaon-Açu (denominação dada pelos índios tupinambás significando “Ilha Grande”), no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Quando em 1621 o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas – Estado do Maranhão e Estado do Brasil – São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa, sendo que em 1737 com a criação do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Belém passa a ser a nova capital.



Sobre a cidade

A Fundação oficial data de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região, e ao instalarem o Forte de São Luís, homenagem ao Rei-menino Luís XIII, vindo daí a denominação da cidade.

Sua história urbana possui características da colonização portuguesa, tendo em seu núcleo fundacional reflexos urbanísticos planejados no século XVII, pelo Engenheiro-Mor Frias de Mesquita, traçado quadrilátero ortogonal – de influência espanhola – que se adequa à declividade da área. Este traçado auxiliou na expansão do núcleo central, que continua até hoje. Esta foi uma das características que conferiu à cidade o título de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO, em 1997.

Faz parte do seu patrimônio cultural a riqueza de poemas e romances dos seus grandes escritores, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros, o que tornou a cidade conhecida como Atenas Maranhense. Além da literatura, os ritmos cadenciados transbordam alegria e sensualidade, através do tambor de crioula, do reggae e do bumba-meu-boi.

Outro bem patrimonial histórico é revelado através de seus casarões e fachadas azulejares, construções do século XIX, que trouxeram uma peculiaridade especial a São Luís, capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina.

Atenas Maranhense, Capital do Reggae, Ilha do Amor, Capital Brasileira da Cultura e Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, revelam a peculiaridade desta cidade única, chamada São Luís.



Turismo

– Nossa Senhora dos Remédios
– Palácio Daniel de La Touche
– Igreja da Sé
– Palácio dos Leões
– Museu Histórico e Artístico do Maranhão
– Catedral Da Sé
– Praia Panaquatira
– Valparaíso Acqua Park
– Praça Gonçalves Dias
– Praia do Calhau
– Convento Das Merces
– Praia Araçagi
– Praia São Marcos
– Praia do Meio
– Centro Histórico de São Luís



Onde Hospedar