São José do Rio Preto-
a partir de R$ 100,39*

Compre on-line
Home > Destinos > São José do Rio Preto

Conheça São José do Rio Preto Conheça São José do Rio Preto - SP

Viação São Luiz Ltda.
Ver Telefone
(62) 3229-2120"
Rotas de Viação do Triângulo Ltda.s
Ver Telefone
0800 940 8090 / (62) 3239-3300"
Compre on-line

Localização

São José do Rio Preto está situada na mesorregião e microrregião homônimas, no noroeste do estado de São Paulo, distante 454 km de São Paulo, capital estadual,2 e 721 km de Brasília, capital federal. Ocupa uma área territorial de 431,963 km²3 e se com os municípios de Ipiguá e Onda Verde, a norte; Guapiaçu e Cedral, a leste; Bady Bassitt, a sul; e Mirassol, a oeste, sendo cortada no sentido leste-oeste pelo paralelo 49° 22′ 44″ e em sentido norte-sul pelo meridiano de 20° 49′ 12″. A área do perímetro urbano é de 119,48 km².

São José do Rio Preto está localizada junto à bacia hidrográfica do Rio Grande, pertencendo à sub-bacia do Rio Preto, cujo rio banha a cidade. O município está situado em uma altitude média de 489 metros, tendo ainda em seu território várias sub-bacias de pequenos e médios córregos com papéis importantes em sua configuração.



Sobre a cidade

Até por volta de 1840, a área onde está situada a região do município de São José do Rio Preto não passava de mata virgem. Naquele ano, o lugar começou a ser desbravado por mineiros, que ali se fixaram e deram início à exploração agrícola e à criação de animais domésticos. Segundo relatos de antigos moradores, esses homens saíram da Vila de Nossa Senhora do Carmo dos Tocos, hoje Paraguaçu, no estado de Minas Gerais.

Também, segundo relatos, no ano de 1845, Luiz Antônio da Silveira pisou, pela primeira vez, em solo rio-pretense, trazendo junto com ele cargueiros e escravos, vindo juntamente com seu irmão Antônio Carvalho e Silva e com seu amigo Vicente Ferreira Netto. Abriram veredas mato adentro, desde Bebedouro do Turvo até as proximidades do local onde hoje está a cidade de São José do Rio Preto. Os recursos estavam acabando e a comitiva se deteve naquele local, onde, com o tempo, haviam conquistado terras boas para o cultivo com sobra de água para o gado e um bom lugar para moradias. Com o passar do tempo a pequena povoação ia crescendo. Em 1852, Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José, com a intenção de que o patrimônio desse origem a uma cidade.



Turismo

– Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali
– Santuário das Sete Capelas
– Instituto Figueiredo Ferraz
– Catedral Metropolitana De São Sebastião
– Parque Municipal “Dr. Luis Carlos Raya”
– Park do Gorilão
– Museu do Café
– Jardim Japonês
– Quarteirão Paulista
– Palácio Rio Branco
– Praça XV de Novembro



Onde Hospedar