Passagem para Tocantínia-
Home > Destinos > Passagem para Tocantínia

Conheça Passagem para Tocantínia Conheça Passagem para Tocantínia - TO

Transbrasiliana – Transportes e Turismo Ltda.
Ver Telefone
(62) 3229-1797 / (62) 3229-1996"

Localização

Compra sua passagem para Tocantínia e desfrute de bons momentos com sua família e amigos. Passagens para todo o Brasil.

 

Tocantínia é um município brasileiro do estado do Tocantins.  Sua população estimada em 2004 era de 5 872 habitantes.



Sobre a cidade

Não se tem conhecimento exato da data em que se iniciou o povoado que deu origem à cidade de Tocantínia, mas é opinião geral em que se pode fixa este acontecimento num dos anos anteriores a 1860.
O capuchinhio italiano, Frei Antônio de Ganges, Fundou naquela época uma catequese para os índios Cherentes no local próximo à fazenda do Capitão Sebastião Lopes de Almeid, à margem direita do rio Tocantins e a uns cinco quilômetro, aproximadamente, acima da barra do ribeirão Piabanha. Consta ter sido o capitão forçado pelos índios a abandonar sua residência, em virtude de não concordar com as providências do padre,que era as de arregimentar pessoas, a fim de construi sua casa e uma capela. Conhecimentonão não se tem completo a respeito do desenvolvimento do incipiente povoado e mesmo do futuro distrito, que recebeu o nome de Piabanha, por existir próximo ao local do ribeirão Piabanha, muito rico em peixes com este nome.
Sabe-se entretanto, que pouco evoluiu o povoado e após o falecimento do Frei Antonio de Gangas, em 1900, entrou em decadência.
Em 1911, entretanto Piabanha já era sede do distrito, fazendo parte do município de Pedro Afonso.
O distritop teve algum progresso no período áureo do garimpo de ouro e diamante existentes no local hoje denominado Lajeado. Isto nos anos de 1936 e 1937, aproximadamente. Recebeu o nome de Tocantínia em 20de janeiro de 1936, e foi elevado à categoria de Município, pela Lei n.º 798, de 07-10-53, sendo instalado solenemente em 1º de janeiro do ano seguinte, passando a constituir-se Têrmo Judiciário da Comarca de Pedro Afonso. Em 01-02-55 foi empossado o primeiro prefeito constitucional, Tarquínio Sardinha



Onde Hospedar



Passagem para Tocantínia
Passagem para Tocantínia
Passagem para Tocantínia
Passagem para Tocantínia