Cristalina
Home > Destinos > Cristalina

Conheça Cristalina Conheça Cristalina - GO

Viação Anapolina Ltda.
Ver Telefone
(62) 3523-8600 / 0800 888 0809"

Localização

Cristalina é um município brasileiro do estado de Goiás, possui uma população segundo o IBGE de 2010 de 46.580 habitantes e está localizado a 267 Km de Goiânia.

Sobre a cidade

Sua história inicia-se no ano de 1592. E em 1948 foi construída a Igreja São Sebastião.

Por volta do século XVIII no auge da expansão da mineração pelo interior da Capitania de Goiás que na época pertencia ao estado de São Paulo, as bandeiras vindas da capital Paulista, chegaram em uma grande serra onde encontraram imensa quantidade de cristais de rocha de todos os tipos e tamanhos espalhados pelo chão. Devido a grande quantidade do minério deram à região o nome de Serra dos Cristais.

Porém naquela época o intuito principal das bandeiras era encontrar ouro, não dando importância ao cristal encontrado na região.

Durante muito tempo a região da Serra dos Cristais ficou esquecida. Só no ano de 1879, dois franceses, vindos da cidade vizinha de Peixe Bom, hoje Paracatu, onde comercializavam ouro, enviaram amostras de cristais para Paris na França, onde foram vendidas por bom preço.

Devido a sua pureza e qualidade, os cristais foram transformados em instrumentos de ótica e em belíssimas peças de artesanato que foram enfeitar as casas da burguesia francesa, trazendo a promessa de grandes lucros.

Em 1880, a dupla de franceses fixou residência na Serra dos Cristais, dando-lhe o nome de São Sebastião da Serra dos Cristais, no local conhecido como Serra Velha, em busca do rico mineral, iniciando assim a exploração do garimpo na região. Como não era difícil extraí-lo, a notícia se espalhou e para a região se dirigiram garimpeiros de todas as partes do Brasil, sendo o minério transportado em lombo de burros até a cidade de Paracatu e dali para o porto do Rio de Janeiro, de onde eram exportados para a Europa e distribuídos nos grandes centros de lapidação.

Como nessa época todos tinham altíssimos lucros com a comercialização do cristal, o produto perdera seu valor, tamanho era a facilidade de consegui-lo. Com a divulgação dessa situação, muitos bandidos e criminosos se dirigiram para a localidade, praticando todos os tipos de crimes.

Para tentar devolver a tranquilidade à região, em 1901, Marciano Aguiar, Nicolau Batista de Oliveira, Plácido de Paiva e outros foram até a Cidade de Goiás, que na época era capital do estado, pedir ao governo estadual que elevasse o Arraial de São Sebastião da Serra dos Cristais a categoria de Distrito de Santa Luzia de Goiás, hoje Luziânia, o que de fato aconteceu pela Lei Estadual n° 15, de 12 de outubro de 1901, com o novo distrito passando a se chamar São Sebastião dos Cristais.

As autoridades constituídas pediam insistentemente apoio policial ao estado, porém nunca eram atendidos. Os moradores, bastante inconformados com essa situação, resolveram fazer justiça com as próprias mãos, transformando o novo distrito no recanto mais pacato do mundo.

Em 16 de janeiro de 1916, Marciano Aguiar, Nicolau Batista de Oliveira, Jovino de Paiva, João José Taveira, Gustavo Edinger e outros conseguiram a elevação do distrito à categoria de vila.

Em 15 de janeiro de 1917, foi oficialmente instalado o município de São Sebastião dos Cristais, com um grande número de pessoas vindas da cidade de Paracatu.

Em 31 de março de 1918, pela Lei Estadual nº 577, o nome São Sebastião dos Cristais foi mudado para Cristalina, sendo este último conservado até hoje.

Cristalina atrai turistas e artesãos de todo o país, que vêm em busca de matéria-prima (cristal). A cidade é o maior centro de comercialização de pedras do Brasil, além de ser a maior reserva de cristal de rocha do mundo, motivo pelo qual muitos dizem que a cidade é mística.


Turismo

Os principais pontos turísticos que se destacam são:

Cachoeira do Arrojado

Localizada em propriedade particular no município de Cristalina, a 134 km de Brasília. É uma cachoeira em semicírculo, com 10 metros de altura e 50 metros de comprimento, formada pelo ribeirão do Arrojado.
Córrego do Topázio

As cachoeiras do rio Topázio, no município de Cristalina (GO), são uma série de corredeiras, quedas d'água, pedreiras e poços, bastante preservadas, pelo fato de estarem dentro de uma unidade de conservação sujeita à fiscalização do IBAMA.

Pedra Chapéu de Sol

A pedra Chapéu de Sol, assim denominada por seu formato, é um enorme bloco de granito, em equilíbrio natural. Impressiona por sua beleza, acredita-se que a pedra tenha mais de 100 toneladas.
Cachoeira do Borella
Cachoeira do Resfriado
Cachoeira Dourada
Balneário das Lajes

Eventos Importantes

Festa de São Sebastião
Festa do Cristal
Aniversário de Cristalina
Expo Cristalina

Onde Hospedar

  • Hotel CataVento
  • Pousada Reflexo E Tranquilidade
  • Hotel Topázio – (61) 3612-7230 | (61) 3612-7231
  • Hotel 2000 – (61) 3612-3442
  • Hotel Planalto – (61) 3612-4607
  • Hotel Attiê – (61) 3612-6671
  • Avenida Palace Hotel – (61) 3612-2627



Deixe sua Mensagem

Nós não estamos online neste momento. Mas se você nos enviar um e-mail logo entraremos em contato com você.

Duvidas ou sugestões? Nós adoramos te ajudar!

Tecle ENTER para falar