Campinorte-
Home > Destinos > Campinorte

Conheça Campinorte Conheça Campinorte - GO

Expresso Marly Ltda.
Ver Telefone
(62) 3225-8006 / (62) 3225-8660"
Viação Araguarina Ltda.
Ver Telefone
(62) 3523-8600 / (62) 0800-648-7000/ (62) 3219-5000 ( Garagem)"

Localização

Campinorte esta localizado no estado de Goiás, segundo senso do IMBGE a população estimada 2014 11.940.



Sobre a cidade

Surgiu por volta de 1918, da formação do Povoado denominado Campinas, situado no imóvel denominado Faz. Jacaré ou Lajes, às margens do córrego do mesmo nome, área de propriedade do Cap. Dionizio Correia de Miranda.

Cravado às margens das estradas que ligavam sul ao norte, denominada à época de estrada Rreal, ligando Anápolis ao Norte do Estado. A oeste, ligando Crixás, Nova Crixás, na estrada do boi até Cidade de Goiás, sendo estas as duas estradas mais importantes da época.

Em 1935 – Fundou-se a primeira escola em construções rústicas, tendo como primeiros Professores: o Sr. Macaro de Brito e Tiago.

Em 1936 – Iniciou-se a construção de uma estrada, ligando Santana do Machombombo, ao Descoberto , passando pelo Povoado de Campinas, dando início ao desenvolvimento da região, tendo como primeiros comerciantes Deodato e Aristeu da Rocha Lemos e Antonio Barcelos da Silva.

Em 1948 – Demarcava-se a Estrada principal, denominada de Estrada Federal Bernardo Sayão, construída pelo Engenheiro de mesmo nome, ocorrendo o início de novas construções, com as famílias do Povoado de Campinas se deslocando para as proximidades da nova Estrada, vindo também os comerciantes: Deodato da Rocha Lemos, Aristeu e Paulino Dias Souto, quando chegou na região as famílias de: Sebastião e Antonio Martins da Costa se estabelecendo como comerciantes.
Em 1950 – No Governo de COIMBRA BUENO, Construiu-se a primeira ESCOLA com melhor estrutura, sendo as irmãs: ANA MARIA DE OLIVEIRA (Dª Sali) E ILÍDIA ANA DE OLIVEIRA, as primeiras Professoras.

Em 1951 – O Sr. Sebastião Martins da Costa, adquiriu uma área de terras, doando uma parte à Igreja Católica, onde se construiu uma Capela e sua primeira Missa foi celebrada por Dom Francisco de Prada, vigário pertencente à Diocese de Uruaçu.

Nessa ocasião, surgiu o atual nome do Município, assim denominado em virtude da região apresentar extensas Campinas, também pelo córrego que banha o Povoado e por estar localizado na região Norte do Estado, originando “Campinorte”. Representando o Povoado de Campinorte, na CÂMARA MUNICIPAL DE URUAÇU, o Sr. SEBASTIÃO MARTINS DA COSTA, foi eleito VEREADOR.



Turismo

Cachoeirinha da Mula
Clube Municipal Mércia Méscua
Lago Serra da Mesa